sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Deuses Americanos (American Gods) - Neil Gaiman


Esse é mais um dos livros que conheço por obra do meu irmão (assim como O Senhor dos Anéis). Nunca fui um leitor assíduo de quadrinhos (Turma da Mônica conta?), mas até eu conhecia de nome Neil Gaiman, o autor da cultuada série Sandman (que eu só não li ainda porque cada volume sai uns R$ 120....). Assim, quando meu irmão me emprestou o livro, que por sinal está comigo até hoje, não sabia muito bem o que esperar.

Tive uma grata surpresa. Gaiman é um excelente escritor de fantasia, e sua criatividade é invejável. Em Deuses Americanos ele cria um mundo que mescla realidade e fantasia de maneira muito orgânica. Em seu universo, os deuses existem e se tornam mais fortes conforme mais pessoas os adoram. Assim, deuses antigos (fadas, leprechauns, e outros que chegaram aos Estados Unidos trazidos por seus imigrantes originais), que já foram muito poderosos, estão enfraquecidos e perdendo espaço para novos deuses, ligados à mídia, tecnologia e drogas, por exemplo. E isso está gerando uma guerra entre eles.



O personagem principal (Shadow) é um ex-presidiário que fica viúvo poucos dias antes de ser libertado da prisão, e ao aceitar um serviço de guarda-costas de um mafioso (Wednesday, na verdade uma reencarnação de Odin), se vê arrastado para essa guerra. A partir daí, espere muita criatividade, em uma história densa, agressiva, com pitadas (às vezes mais do que isso) de violência e sexo. Mas a história é fascinante, embora confusa às vezes.

Sou da teoria de que livros (e filmes) devem nos levar a realidades diferentes. Esse é bem o caso aqui. Li na internet que o livro deve se transformar em breve em uma série da HBO. Então aproveite o lançamento de uma nova edição (depois de anos esgotado e longe das livrarias) e leia-o antes que saia na TV. Grandes chances de gostar.

Avaliação: **** (4/5)

Nenhum comentário:

Postar um comentário