terça-feira, 28 de agosto de 2012

Alta Fidelidade (High Fidelity) - Nick Hornby


Li esse livro por volta de 2000 ou 2001, por sugestão do grande amigo e na época colega de trabalho Luis Antonio Dib. Talvez eu nunca tivesse dado atenção se não fosse por essa dica, pela qual agradeço muito. Na época, Nick Hornby era pouco mais do que um inglês desconhecido, e seus livros, como Febre de Bola e Um Grande Garoto, ainda eram bem obscuros.

O livro conta a história de Rob Fleming, um "trintão" recém-abandonado pela namorada, que em seu processo de pós-término, vai buscar entender com suas antigas namoradas o que está fazendo de errado em seus relacionamentos. Para isso, elege logo no início do livro quais são seus "Top 5" rompimentos mais marcantes e vai em busca das protagonistas, anos depois, para que elas digam porque o abandonaram.

O mais legal do livro é a caracterização do personagem principal. Um mal-humorado dono de uma loja de discos, cujos hobbies são tirar sarro dos clientes com gosto musical duvidoso, falar sobre cultura pop, e, especialmente, montar com seus amigos listas de "Top 5" sobre absolutamente qualquer assunto. Ou seja, um gaiato semi-nerd como a maioria de nós.


Mas o principal trunfo do livro é a personalidade de Rob. Deve ser o primeiro livro (ou um dos primeiros) onde é retratada uma geração de homens cujas preocupações deixam de ser as do "macho provedor" e passam a ser a insegurança em relação à vida, às mulheres e ao futuro. O homem com o qual nos identificamos, e por isso o livro faz tanto sentido. Nick Hornby faz um trabalho primoroso de humor, tirando situações ótimas justamente dessa inadequação que o protagonista sente frente ao mundo. Suas teorias sobre como montar uma "mixtape" são fantásticas.

Não acho que eu tenha conseguido retratar aqui o quanto esse livro é legal. Leia-o. Não é longo. É muito melhor que o filme (do qual não gostei, por sinal). Se você é homem, vai se identificar. Se é mulher, vai entender melhor os homens que passaram e passam por sua vida. E, no processo, se divertirão bastante. Ou seja, recomendo muito.

Avaliação: ***** (5/5)

Nenhum comentário:

Postar um comentário